DOENÇA DE BLOUNT

O QUE É?

É uma das causas de pernas arqueadas em crianças causada por uma alteração na fise (placa de crescimento) proximal medial da tibia (osso da perna) e leva a uma angulação progressiva dos membros inferiores da criança.

Como sempre gosto de explicar, o genu varo (joelhos para fora) pode ser normal e fazer parte do desenvolvimento normal dos membros inferiores, porém alguns fatores nos fazem pensar que pode se tratar de uma doença e não do genu varo fisiológico, por exemplo:

  • Genu varo acima de 2 anos de idade
  • Piora progressiva da angulação, principalmente se acima de 18 meses de idade
  • Assimetria ( um lado é mais angulado que o outro)
  • Flabagem (a deformidade aumenta quando o paciente anda

QUAL A CAUSA DESSA DOENÇA?

A causa exata ainda é controversa mas associa-se ao aumento da carga na região de dentro do joelho, que leva a essa alteração na fise proximal da tibia, alterando seu crescimento. Assim o lado de fora da tíbia continua a crescer normalmente enquanto o lado de dentro deixa de crescer, gerando a deformidade que piora progressivamente.

QUAIS OS FATORES DE RISCO?

  • Obesidade
  • Início de marcha precoce
  • Negros
  • Sexo feminino
  • Outros casos na família

CAUSA DOR?

Normalmente não causa dor, porém se a deformidade não for tratada, pode levar a artrose do compartimento medial (de dentro) do joelho e gerar dor mais tardiamente.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

Os casos suspeitos de Doença de Blount devem ser avaliados por um ortopedista pediátrico que, por meio da história clínica, exame físico e exames de imagem complementares fará o diagnóstico e instituirá o tratamento necessário.

COMO É O TRATAMENTO?

Existem várias modalidades de tratamento, que dependem da idade do paciente, do estágio da doença e do grau da deformidade presente. 

Podem ser usadas órteses especificas quando a doença é diagnosticada precocemente, geralmente até os 2 anos de idade. A partir dessa idade, ou naquelas que não responderam ao tratamento com a órtese, a cirurgia está indicada.

Importante lembrar que nos casos suspeitos, a avaliação precoce e tratamento adequado são essenciais para o sucesso do tratamento! 

 

Dra. Andréia Queroz
Ortopedista e Traumatologista
CRM SC 30259 / RQE 20686