Essa condição foi descrita pelo alemão Iselin em 1912 e foi batizada com seu nome “Doença de Iselin”.
É uma osteocondrose que acomete a base do 5° metatarso. Há um núcleo secundário de ossificação, localizado dentro de um arcabouço cartilaginoso no qual está o musculo fibular curto.
O que é osteocondrose?
As osteocondroses são desordens que afetam as epífises em crescimento, e podem também acometer a cartilagem de crescimento. Apesar da etiologia incerta, elas apresentam um curso autolimitado, havendo por fim, um distúrbio na ossificação. Podem acometer vários ossos, a de Iselin é que acomete a base do 5° metatarso.
Acontece mais comumente em meninas por volta dos 10 anos de idade e nos meninos por volta dos 12 anos.
A doença cursa com dor na proeminência do 5° metatarso e exacerbação mediante a carga e esportes que envolvem corrida ou salto. A área de inserção do tendão do fibular curto pode estar sensível a palpação. A eversão contra resistência e a flexão plantar extrema também desencadeiam dor local.
O diagnostico é feito pela história clinica e exame físico e pode ser auxiliado pela radiografia mostrando um alargamento ou fragmentação da epífise e espessamento da junção osteocartilagínea.
O tratamento envolve medidas sintomáticas, com anti-inflamatório, compressas frias e afastamento dos esportes. Nos casos mais graves, com sintomas exuberantes, pode ser necessário imobilização.
Dra. Andréia Queroz
Ortopedista e Traumatologista
Ortopedia Pediátrica
CRMSC 30259/ RQE 20686