AS ARTICULAÇÕES DO SEU FILHO ESTALAM? SAIBA O PORQUÊ!

Sabe por que as articulaçoes do seu filho estalam? Não?

Esse é um motivo comum de preocupação dos pais principalmente quando é ocorre com frequência, sendo bem comum essa queixa nos consultórios do ortopedista pediátrico!

Fala-se muito de associação com lesões ou até mesmo com artrose.

Porém, a realidade é que a maioria dos sons que escutamos quando movemos as articulações são naturais e benignos,
não trazendo nenhum malefício para a criança!

E por que esses sons ocorrem, afinal?

Existem várias causas, decidi listar as 3 principais responsáveis pela grande maioria dos casos!

  1. Bolhas de gás dentro do líquido articular: O líquido sinovial é o líquido que banha as nossas articulações, quando se estala ou dobra uma articulação, a cápsula articular é esticada e o líquido se move. O gás contigo no líquido sinovial é liberado rapidamente e forma bolhas com esse movimento.
  2. Deslizamento dos tendões, músculos e ligamentos: Quando ocorre o movimento de uma articulação é comum que mude o curso de algum tendão ou ligamento dependendo da angulação. Há a possibilidade de se escutar um estalo quando o tendão retorna deslizando à sua posição original. Além disso, os ligamentos podem apertar se as articulações forem movidas, também gerando barulho.
  3. Frouxidão ligamentar: Outra causa comum é a frouxidão ligamentar nas crianças, nesse caso muitas vezes o estalo é decorrente de um maior deslizamento entre as superfícies articulares durante o movimento.

Quando devemos nos preocupar com os estalos articulares?

Os estalos podem significar doença quando vem acompanhados de dor, inchaço local, limitação do movimento articular ou bloqueios.

Nesses casos, vale procurar um ortopedista pediátrico para avaliar a causa dos estalos e a necessidade de tratamento específico!

Dra. Andréia Queroz – Ortopedista e Traumatologista CRMSC 30259/ RQE 20686